Abuso de mecanismos multilaterais para promover objetivos ocidentais é um desastre, diz Lavrov

O chanceler russo afirmou que a Rússia apoia a iniciativa chinesa de governança global, indicando que um sistema no qual o Ocidente abusa de sua posição de liderança em detrimento do Sul Global deve ser mudado.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, criticou os mecanismos de governança global existentes por serem "completamente subservientes ao Ocidente" e pediu sua reforma sob a iniciativa chinesa de governança.

"Os mecanismos de governança global são completamente subservientes ao Ocidente, e os Estados Unidos estão bloqueando as decisões de aumento de cotas para países do Sul Global no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial", disse o chanceler russo durante uma coletiva de imprensa no 22º Fórum Internacional de Discussão de Valdai.

O ministro citou ainda um exemplo da duplicidade das instituições ocidentais, lembrando que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a UE forneceria US$ 1,7 bilhão para a reconstrução da Palestina. "E quanto eles estão dando à Ucrânia? Não para reconstruir a Ucrânia, mas para combater a Rússia. Centenas de vezes mais", disse Lavrov.

"Isso é parcialidade, é um abuso dos mecanismos multilaterais para promover objetivos unilaterais, geopolíticos e egoístas. É um desastre", enfatizou. O chanceler russo sustentou que entre as instituições que necessitam de reforma estão a Organização Mundial do Comércio e a ONU.