Notícias

China supera EUA com versão aprimorada do Domo de Ouro

A plataforma chinesa pode monitorar até 1.000 mísseis disparados contra o país de qualquer parte do mundo, graças a sensores distribuídos no espaço, no oceano, na terra e no ar.
China supera EUA com versão aprimorada do Domo de OuroGettyimages.ru / STEVEN MCDOWELL/SCIENCE PHOTO LIBRARY

A China lançou um protótipo funcional de um sistema global de defesa antimísseis, semelhante ao chamado Domo de Ouro proposto pelos EUA, informou o South China Morning Post nesta terça-feira (30). 

Esse sistema é capaz de monitorar até 1.000 mísseis disparados contra a China de qualquer lugar do mundo, utilizando sensores distribuídos no espaço, no oceano, na terra e no ar. Ele fornece dados em tempo real sobre as trajetórias dos mísseis e os tipos de armas, além de distinguir ogivas reais de iscas.

Um projeto defensivo ambicioso

O sistema pode integrar informações de diversas plataformas militares e transmitir e analisar grandes volumes de dados em alta velocidade por meio de redes seguras.

Embora ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, a plataforma já foi testada e implantada pelo Exército de Libertação Popular da China.

O que é o Domo de Ouro?

Em maio, o presidente dos EUA Donald Trump e seu secretário de Defesa, Pete Hegseth, anunciaram o plano para construir o chamado "Domo de Ouro", que Trump descreveu como "o mais próximo da perfeição que se pode chegar".

Inspirado na "Domo de Ferro" de Israel, o projeto visa proteger os Estados Unidos contra mísseis balísticos intercontinentais, hipersônicos e de cruzeiro. A ordem executiva para o desenvolvimento do sistema foi assinada em 27 de janeiro, e o custo estimado é de US$ 542 bilhões, com previsão de conclusão até 2045.