'A Venezuela não ameaça ninguém', garante Maduro

Presidente venezuelano afirma que destacamento militar dos EUA é visto como tentativa de mudança de regime no país,

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira (29) que o país não representa ameaça a nenhuma outra nação, ressaltando que sua doutrina de segurança está baseada nos ideais libertários de Simón Bolívar, considerado o maior herói venezuelano.

"A Venezuela não ameaça ninguém. […] A Venezuela não é ameaça para ninguém. A Venezuela é a esperança de um mundo de paz e harmonia, no espírito de [Simón] Bolívar, no espírito da Pátria Grande. O que Bolívar disse: para nós, a pátria é a América, e toda a América deve ser livre e unida", disse o presidente em seu programa Con Maduro+. 

O chefe de Estado reforçou sua posição ao detalhar as ações que a Venezuela vem adotando para lidar com o destacamento militar norte-americano próximo ao seu território nas últimas sete semanas.

Segundo Maduro, embora os EUA aleguem combater cartéis, Caracas vê essas movimentações como uma tentativa de provocar uma mudança de regime no país.

Mais cedo, Maduro assinou um decreto de "comoção externa", um estado de exceção previsto na Constituição para situações de guerra ou ameaça estrangeira, após diversas ameaças norte-americanas à soberania de Caracas.