50 atletas profissionais, incluindo Pogba, pedem à UEFA suspensão de Israel das competições

"O esporte não é neutro diante da injustiça. Permanecer em silêncio é aceitar que a vida de alguns vale menos que a de outros", diz o documento.

Um grupo de 50 atletas profissionais assinou uma carta endereçada à UEFA pedindo a suspensão de Israel de todas as competições europeias, informou o jornal The New York Times nesta segunda-feira (29).

"Pedimos à UEFA que suspenda imediatamente Israel de todas as competições até que cumpra o direito internacional e ponha fim à matança de civis e à fome generalizada" diz a carta.

Entre os signatários estão nomes de destaque, como o francês Paul Pogba, o marroquino Hakim Ziyech, o meio-campista maliano do Crystal Palace Cheick Doucouré e o jogador de críquete inglês Moeen Ali.

A mobilização foi organizada pela Nujum Sports, entidade que representa atletas muçulmanos no Reino Unido, em parceria com o movimento Athletes 4 Peace.

Os atletas também afirmaram que "o esporte não é neutro diante da injustiça. Permanecer em silêncio é aceitar que a vida de alguns vale menos que a de outros".

O texto citou um relatório da ONU que acusa Israel de agir com uma "intenção de destruir os palestinos em Gaza", reconhecendo as ações do Estado judeu no enclave como um "genocídio".