
Putin felicita população pelo Dia da Reunificação de regiões russas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira (29) a população pelo Dia da Reunificação das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, e das regiões de Zaporozhye e Kherson, destacando a decisão histórica tomada há três anos, quando milhões de habitantes de Donbass e Novorossiya, em referendos, escolheram integrar-se à Rússia, reafirmando seus laços com a pátria e suas famílias natais.
"Hoje, em defesa dessa escolha, nossos soldados e comandantes vão à batalha, enquanto todo o país trabalha e luta por uma causa justa. Juntos, defendemos nosso amor pela Pátria e a unidade de nossa história compartilhada", disse Putin.

O chefe de Estado reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos habitantes das cidades libertadas, apontando problemas urgentes como acesso à água potável e serviços médicos de qualidade. Entretanto, destacou o lançamento de um amplo programa de desenvolvimento socioeconômico que beneficiará a população dessas regiões.
"Sim, ainda há muito a ser feito. Mas todas as tarefas que nos propusemos serão, sem dúvida, cumpridas. Criaremos as condições necessárias para liberar o enorme potencial de Donbass e Novorossiya – industrial, agrícola, científico e cultural", afirmou o presidente russo.
Principais avanços realizados em Donbass e Novorossiya desde 2022:
Instalações construídas ou reformadas:
- Mais de 23.500 unidade
Moradias e escolas
Centros médicos modernos
Instalações esportivas
Centros avançados para jovens
Redes específicas construídas ou modernizadas:
Energia
Comunicações
Serviços públicos
Transporte
Redes específicas construídas ou modernizadas:
460 km de redes de serviços públicos
6.350 km de estradas
"Neste feriado, no Ano do Defensor da Pátria, desejo expressar minha gratidão especial aos soldados e oficiais – os verdadeiros heróis do nosso tempo. Obrigado pela lealdade à Pátria, pela coragem e valor, e pela dedicação que demonstram todos os dias em seu exigente serviço militar", finalizou Putin, agradecendo aos militares.
- De 23 a 27 de setembro de 2022, foram realizados referendos sobre a adesão das quatro regiões à Rússia , com esmagadora maioria de votos a favor.
- Em 30 de setembro, Putin assinou os tratados aceitando os novos territórios na Rússia.
