Notícias

Trump ameaça Hamas com retaliação total se rejeitar plano de paz em Gaza

Presidente dos EUA condiciona cessar-fogo à aceitação do plano e promete apoio militar a Israel.
Trump ameaça Hamas com retaliação total se rejeitar plano de paz em GazaGettyimages.ru / Leon Neal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta segunda-feira (29) um ultimato ao grupo Hamas, ao afirmar que, se rejeitar o novo plano de paz apresentado para a Faixa de Gaza, os EUA darão apoio total a Israel para "acabar com o grupo".

"Se o Hamas não aceitar, nós vamos apoiar Israel para destruí-los", declarou Trump durante uma coletiva de imprensa realizada na Casa Branca, logo após reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O plano apresentado prevê cessar-fogo imediato, libertação de reféns, desmilitarização do Hamas e criação de uma administração provisória palestina em Gaza, sob supervisão de um conselho internacional.

"Eu desafio os palestinos a tomarem responsabilidade pelo seu destino", afirmou o presidente. "É isso que nós estamos lhes dando, responsabilidade pelo seu destino", completou, reforçando que a proposta representa uma oportunidade decisiva para o povo palestino.

Trump classificou o anúncio como "um grande dia, potencialmente um dos maiores da história da civilização", e confirmou que Israel já aceitou os termos.