Notícias

Reuters: EUA enviaram de maneira sigilosa mísseis ATACMS para a Ucrânia

De acordo com um funcionário dos EUA, as forças ucranianas teriam usado os projéteis pela primeira vez na semana passada.
Reuters: EUA enviaram de maneira sigilosa mísseis ATACMS para a UcrâniaAP / John Hamilton

Os EUA têm fornecido sigilosamente mísseis balísticos ATACMS para a Ucrânia nas últimas semanas, de acordo com uma autoridade americana citada pela Reuters.

De acordo com a fonte, as forças ucranianas teriam usado os mísseis pela primeira vez no conflito com a Rússia em 17 de abril contra um campo de aviação na península russa da Crimeia.

Os mísseis faziam parte de um pacote de ajuda militar de 3 bilhões de dólares a Kiev, aprovado pelo presidente Joe Biden em março, disse a autoridade, sem especificar o número de projéteis fornecidos.

Durante meses, o Governo Biden se opôs à entrega de mísseis com um alcance de até 300 quilômetros, temendo que o exército ucraniano os usasse para atacar alvos dentro do país euroasiático. Entretanto, a pessoa consultada observou que Washington mudou de ideia depois que a Rússia usou mísseis balísticos de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte contra a Ucrânia em dezembro e janeiro.

De acordo com o funcionário, o mandatário norte-americano teria ordenado que o fornecimento dos projéteis fosse mantido em segredo a fim de preservar o fator surpresa contra as tropas russas.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reagiu à notícia, acusando os EUA de se esconderem atrás da "fórmula de paz" do presidente ucraniano Vladimir Zelensky para "aumentar o potencial terrorista" de Kiev.

"O plano de Washington é repugnantemente simples: arrastar todos para uma reunião vazia sob o pretexto de 'intenções pacíficas', enquanto aumenta o potencial terrorista de Zelensky", disse.