O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29) que vai aplicar uma tarifa de 100% a todos os filmes produzidos fora do território americano.
"Nossa indústria cinematográfica foi roubada dos EUA por outros países como se roubassem o 'doce de um bebê'", escreveu o presidente em sua conta no Truth Social.
"A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi especialmente afetada! Portanto, para resolver esse problema antigo e incessante, vou impor uma tarifa de 100% a todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos", informou.
"Obrigado pela atenção a esse assunto. TORNEM A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!", concluiu o presidente americano em sua publicação.
- As novas tarifas de Trump fazem parte da estratégia da Casa Branca de condicionar o acesso ao mercado americano à construção de fábricas em seu território. Para o presidente, esse tipo de pressão é necessário para "proteger" a indústria nacional da concorrência estrangeira e aumentar a produção doméstica.
- No entanto, analistas alertam que essas políticas, além de gerarem tensões comerciais com parceiros importantes, aumentam o custo dos insumos para as empresas, pressionam os preços para os consumidores dentro do país e repercutem negativamente no mercado de trabalho.