Notícias

Presidente do Irã classifica como 'infundadas' as acusações sobre armas nucleares

Em entrevista à TV americana, Masoud Pezeshkian criticou a AIEA, denunciou o apoio dos EUA a conflitos e apontou Israel como agressor no Oriente Médio.
Presidente do Irã classifica como 'infundadas' as acusações sobre armas nuclearesGettyimages.ru / Majid Saeedi / Stringer

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou em entrevista à Fox News neste domingo (28) que o país não tem intenção de desenvolver armas nucleares.

Ele classificou como injustas as acusações contra Teerã: "Nunca houve qualquer prova tangível de que estivéssemos buscando armas nucleares", disse Pezeshkian, acrescentando que também não há evidências de envolvimento iraniano em atividades terroristas.

O presidente destacou ainda o caráter mais intrusivo das inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que, segundo ele, ultrapassaram os termos previamente acordados.

Ao mencionar o apoio dos Estados Unidos a conflitos tribais, a agressão do Iraque contra o Irã e grupos terroristas financiados por diferentes países, o líder afirmou que muito foi feito para impedir o país de ser “capaz de se firmar por conta própria".

Pezeshkian também criticou a política de Israel, classificando-o como um agressor na região, responsável por ataques contra diversos países do Oriente Médio.