Notícias

Kremlin revela por que as negociações de paz com Kiev foram suspensas

Desde as três rodadas de conversas ocorridas na Turquia entre maio e julho, não houve mais novos diálogos formais entre as partes.
Kremlin revela por que as negociações de paz com Kiev foram suspensasGettyimages.ru / Ministério das Relações Exteriores da Turquia

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (29) que as negociações entre Rússia e Ucrânia para resolver o conflito estão estagnadas devido à falta de interesse do regime de Kiev em manter o diálogo.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, lembrou que, durante a última rodada de negociações em Istambul em julho, as partes trocaram memorandos com propostas para a resolução do conflito e propuseram a criação de grupos de trabalho para discutir questões políticas, humanitárias e militares.

"Há agora uma pausa, motivada pela ausência de desejo do regime de Kiev de continuar", declarou Peskov. Na ocasião, a delegação russa, liderada por Vladimir Medinsky, propôs tréguas curtas para evacuação de feridos e a entrega de 3 mil corpos de militares.

As três rodadas de conversas ocorridas na Turquia entre maio e julho incluíram discussões sobre troca de prisioneiros em larga escala e a possibilidade de um cessar-fogo, mas sem avanços concretos. Desde então, não houve mais novos diálogos formais.