Os mórmons, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seguem regras sobre o que devem ou não fazer, guiados por um código de saúde chamado Palavra de Sabedoria, que, segundo a crença, foi revelado a Joseph Smith por Deus em 1833.
Nesse código, os fiéis devem evitar substâncias nocivas: não consumir álcool, bebidas quentes como café ou chá (exceto de ervas), fumar, usar drogas ilegais ou abusar de drogas lícitas, além de proibições ao vape e ao uso excessivo de qualquer substância.
Apesar de muitas pessoas acharem que a Palavra de Sabedoria proíbe cafeína, atualmente refrigerantes e algumas bebidas quentes, como chocolate quente e chá de ervas, são permitidos.
O código também recomenda hábitos saudáveis: comer frutas e verduras com moderação e gratidão, consumir carne moderadamente e incluir grãos como trigo na alimentação. Além disso, os mórmons acreditam na importância de exercícios físicos e sono adequado.
Segundo o pastor Kyle Beshears, a Palavra de Sabedoria não é apenas um guia de saúde, mas uma disciplina espiritual. Obedecer às suas práticas proporciona não só bem-estar físico, mas também uma conexão mais profunda com Deus.
Aqueles que seguem o código receberiam ''saúde para o umbigo e medula para os ossos'', ''sabedoria e grandes tesouros de conhecimento'', além da capacidade de "correr sem cansar e andar sem desmaiar", explicou o pastor, acrescentando que, para os fiéis, cumprir a Palavra de Sabedoria é um pequeno preço pelas bênçãos prometidas.