Notícias

Lukashenko comenta ameaça de derrubar aviões russos: 'que tentem, a resposta chegará imediatamente'

"Não se pode agir assim. As pessoas precisam ser amigas", enfatizou o presidente de Belarus.
Lukashenko comenta ameaça de derrubar aviões russos: 'que tentem, a resposta chegará imediatamente'Sputnik / Mikhail Metzel

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, comentou a ameaça de países da OTAN de derrubar aviões russos e alertou sobre uma resposta imediata. A declaração foi feita neste domingo (28), em conversa com o jornalista russo Pavel Zarubin.

"Podem falar e lançar mão todo tipo de enganações em público. Mas, na hora da verdade, veremos o que derrubam e como. (...) Vão derrubar o helicóptero do presidente ou algum helicóptero militar com escolta? A resposta chegará imediatamente", advertiu o líder bielorrusso.

Na sequência, Lukashenko ressaltou que as autoridades europeias "estão preocupadas". "Eles nos ameaçam com um ataque a um país da OTAN, o que significa que vão se defender e praticamente nos atacar. E o que devemos fazer, ficar aqui reclamando? Por isso é uma declaração ousada", prosseguiu.

"O que disseram é que vão derrubar [objetos voadores]. Que tentem, então", disse o mandatário. "Ou derrubarão algo russo sobre Kaliningrado. Bem, Deus nos livre, claro, então teremos que lutar com todas as forças. […] É necessário? Não. Então acredito que vão se acalmar", acrescentou Lukashenko.

Lukashenko associou as ameaças do governo polonês ao desejo de "acalmar parte da sociedade polonesa". "Mas não se pode agir assim. As pessoas precisam ser amigas. Esse é o nosso objetivo", destacou.

"E por que derrubariam [objetos voadores] nossos? Escutem, quando 9 ou 12 drones que não conseguimos derrubar sobre o território bielorrusso voaram para eles, dissemos: 'Pessoal, vejam'. E se não tivéssemos dito? Até ficaram surpresos que nós falamos. Então, vão derrubar nossos aviões e helicópteros ou os russos por isso? Acho que é uma declaração imprudente, estúpida. Não se age assim; vizinhos não funcionam dessa maneira", concluiu o presidente.

  • No início desta semana, o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, ameaçou derrubar qualquer aeronave ou míssil russo que invada seu espaço aéreo.

  • "Estão avisados", disse Sikorski. "Se outro míssil ou aeronave entrar em nosso espaço aéreo sem permissão, seja deliberadamente ou por engano, e for derrubado com destroços caindo em território da OTAN, por favor, não venham reclamar", acrescentou.

  • As declarações provocaram reação negativa no Kremlin. "Eles sabem que adotamos uma postura muito responsável. Conhecem as declarações do nosso Exército de que nossas aeronaves seguem as normas internacionais e não as violam em nenhum momento durante os voos", afirmou Peskov.