
Governo Trump: países como Brasil e Suíça precisam ser 'consertados' e 'reagir corretamente à América'

Howard Lutnick, secretário de Comércio do governo Trump, afirmou em entrevista ao NewsNation no sábado (27) que países como Brasil, Suíça e Índia precisam ser "consertados".
''Temos um monte de países para consertar: Suíça, Brasil, Índia... Esses são países que precisam reagir corretamente à América: abrir seus mercados e parar de tomar ações que prejudicam a América. É por isso que estamos desalinhados com eles'', afirmou.

Atualmente, as importações indianas enfrentam tarifas de 50% para entrar nos EUA, sendo 25% delas ligadas à recusa do país em interromper a compra de combustível russo. Já a Suíça, cujo segundo maior parceiro comercial é os EUA, está sujeita a tarifas de 31%.
Trump desinformado?
Em coletiva de imprensa na Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que Washington está desinformado sobre o Brasil, observando que as acusações de que seu governo levanta entraves comerciais contra os EUA, por exemplo, não se sustentam, já que boa parte das importações entra no país isenta de imposto.
🇧🇷⚡️🇺🇸 Torço para que meu relacionamento com Trump dê certo, diz LulaO presidente ressaltou que Brasil e EUA são as duas maiores economias e democracias do continente e afirmou que ''não há motivo'' para que os dois países vivam em conflito. pic.twitter.com/C7BvDz3h1o
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 24, 2025
''Não sei quem foi que levou a informação de que os EUA têm déficit comercial com o Brasil'', acrescentou o presidente na ocasião.
O chanceler Mauro Vieira fez declarações similares nos últimos dias, ao afirmar que "o presidente Trump, é claro, é um homem muito ocupado, como presidente dos EUA, e ele pode estar mal-informado. Eu não sei se ele conheceu o filho do ex-presidente [Jair Bolsonaro], ou como essas coisas chegam a ele, mas elas são distorcidas, da maneira que chega nele", afirmou o ministro na terça-feira (23).
