Deputado Bilynskyj abandona debate com Breno Altman ao ser confrontado por exaltar divisão nazista

O deputado federal de origem ucraniana Paulo Bilynskyj (PL-SP) abandonou um debate do "Podcast 3 Irmãos", na noite de sábado (27), após ser confrontado por seu adversário, o jornalista e ativista de origem judaica Breno Altman, sobre a 14ª Divisão de Granadeiros — conhecida como "Divisão Galícia" —, unidade ucraniana incorporada às Waffen-SS de Hitler.
Rapaz, uma das maiores lapadas em podcasts. Quanto tempo o Breno Altman esperou por esse momento perfeito para destruir com o deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj? Cinema! pic.twitter.com/Kt4mrUDuKS
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) September 28, 2025
A rusga começou quando Altman — cuja tia-avó foi morta pela divisão — contestou o deputado com base em documentos históricos, incluindo decisões do Tribunal de Nuremberg que apontam crimes de guerra do grupo.
"Eu não vou ficar aqui, eu não vim aqui para isso", disse o deputado, visivelmente acuado. "O seu problema é que você mente muito", rebateu Breno, enquanto Bilynskyj deixava o programa dizendo-se "agredido".
O deputado Paulo Bilynskyj acabou de FUGIR DO DEBATE com o Breno Altman, no podcast 3 Irmãos. Ele não suportou ser questionado sobre ter exaltado a divisão nazista Galizien, uma divisão ucraniana que serviu à SS. Ele preferiu fugir pra não responder se lutaria na divisão, assim… pic.twitter.com/pAaEFXraXn
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) September 28, 2025
Permanecendo na bancada, Altman finalizou: "A divisão Galícia fazia parte das SS, a divisão mais brutal e sanguinária de Adolf Hitler. Ele [o deputado] ter orgulho da Divisão Galícia, e mentir sobre a Divisão Galícia, diz muito sobre as concepções politicas que Belynskyj defende".
- O deputado Paulo Bilynskyj — defensor do atual regime ucraniano, conhecido por abrigar elementos nazistas — é neto de um veterano da Divisão Galícia e já exaltou seu papel em diversas ocasiões, inclusive no Congresso.
- Nessas manifestações, porém, costuma omitir que a divisão fazia parte das Waffen-SS da Alemanha Nazista e foi responsável por massacres que mataram milhares de pessoas.
