
Kim Jong-un realiza reunião sobre guerra nuclear; confira principais pontos

O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, presidiu na sexta-feira (26) uma reunião consultiva com cientistas e técnicos dos principais institutos nucleares do país.
Durante a sessão, ele recebeu relatórios sobre os últimos avanços na produção de material nuclear e destacou que o Instituto de Armas Nucleares havia cumprido duas tarefas estratégicas fundamentais previamente definidas pelo governo.
Segundo a agência KCNA, Kim expressou "grande satisfação" com os resultados alcançados, afirmando que os pontos centrais para fortalecer as capacidades nucleares nacionais estavam "perfeitamente resolvidos".
O dirigente ressaltou que os avanços tecnológicos no campo nuclear representam uma "garantia confiável" tanto para a segurança do Estado quanto para o "progresso vitorioso" da causa do Partido.

Ele também reiterou que a "lógica de manter a paz e a segurança por meio da força nuclear" é a postura inalterável de Pyongyang, e enfatizou que intensificar os preparativos para uma eventual "contramedida nuclear do Estado" é uma tarefa essencial e prioritária, definida pelo contexto de segurança regional e internacional.
Kim enfatizou a necessidade de continuar fortalecendo e modernizando o "escudo e a espada nuclear" para proteger a soberania nacional, os interesses do país e o direito ao desenvolvimento.
Por fim, o líder afirmou que avançar de forma constante no desenvolvimento das capacidades nucleares defensivas do país é um dever inalterável, tanto para o presente quanto para o futuro de seu país.
