Notícias

Rússia nunca direciona mísseis ou drones contra alvos em países europeus ou da OTAN, diz Lavrov

"Se os poloneses realmente quisessem chegar ao fundo disso, lhes ofereceríamos uma reunião (...), mas ninguém quer discutir os fatos", destacou o chanceler russo.
Rússia nunca direciona mísseis ou drones contra alvos em países europeus ou da OTAN, diz LavrovSergey Mirny / Sputnik

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, concedeu neste sábado (27) uma coletiva de imprensa à margem da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, após sua intervenção no debate geral.

A primeira pergunta tratou das acusações da Polônia sobre uma suposta incursão de drones russos. Comentando o assunto, Lavrov lembrou que Varsóvia não respondeu à proposta russa de consultas e ressaltou que o alcance dos drones, cujos destroços poderiam ter caído em território polonês, é menor que a distância entre a fronteira russa e o território polonês.

"Não temos nada a esconder, nunca atacamos alvos civis (...) nunca direcionamos nossos drones ou mísseis para países europeus", afirmou Lavrov. "Nunca direcionamos nossos drones ou mísseis contra países europeus, sejam eles membros da União Europeia ou da OTAN", enfatizou.

No mesmo contexto, o chanceler ressaltou que a parte polonesa "evitou uma conversa honesta". "Acusam você de tudo, e quando você sugere 'sentemo-nos e resolvamos isso', dizem: 'Não, não queremos resolver nada'", disse.

"Estamos sempre abertos a conversas honestas", destacou Lavrov. "E, mais uma vez: se os poloneses realmente quisessem chegar ao fundo disso, lhes ofereceríamos uma reunião (...), mas ninguém quer discutir os fatos", acrescentou.