Mauro Vieira e Sergey Lavrov, ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia, realizaram um encontro bilateral nesta sexta-feira (26), à margem da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Na ocasião, os dois representantes assinaram o Plano de Consultas Políticas Bilaterais 2026-2029, que define as prioridades do diálogo político bilateral para os próximos anos.
Segundo o Itamaraty, também foram discutidos temas das relações russo-brasileiras e da agenda internacional, em especial o conflito ucraniano e questões do âmbito da ONU.
Mais cedo, durante a reunião de chanceleres do BRICS, foi enfatizada a necessidade de reformar instituições multilaterais como a ONU e o FMI, ampliando a voz de Países em Desenvolvimento e Mercados Emergentes (PDMEs) e países africanos.
Para os países do grupo, as reformas são necessárias para criação ''de um sistema internacional e multilateral mais justo, equitativo, ágil, eficaz, eficiente, responsivo, representativo, legítimo, democrático e responsável'', assegurando assim ganhos compartilhados.