
Cooperação estratégica com a Rússia e ameaças dos EUA no Caribe: Gil explica à RT seu encontro com Lavrov

O chanceler da Venezuela, Yván Gil, falou com exclusividade à RT nesta sexta-feira (26), após se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

"Estamos muito satisfeitos com os avanços após a assinatura do tratado de cooperação estratégica. E, claro, também avaliamos a situação mundial, global, de segurança, além das questões regionais", relatou o diplomata.
As partes também conversaram sobre as implicações para a paz regional do deslocamento militar dos Estados Unidos nas águas do Mar do Caribe.
"Ambos estamos preocupados com esse deslocamento sem precedentes e injustificado dos EUA no Caribe, que ameaça a paz de toda uma região, não apenas contra a Venezuela. É uma ameaça a todo o Caribe e à América Latina", afirmou Gil.
O chanceler venezuelano disse que Caracas e Moscou reconhecem a importância de respeitar a lei, as normas internacionais e a Carta das Nações Unidas. Ele ressaltou que o alinhamento entre os dois países ocorre dentro do "âmbito das Nações Unidas, respeitando o direito internacional.
