
Petro anuncia mobilização de voluntários colombianos para 'libertar Palestina'

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta sexta-feira (26), em Nova York, que pretende convocar voluntários colombianos para participar de uma mobilização internacional proposta por ele, inspirada no mecanismo da União pela Paz da ONU, com o objetivo de "lutar pela libertação da Palestina", informou a imprensa
"E se o presidente da República da Colômbia tiver que ir para esse combate não me assusta, já estive em outros, então eu vou", afirmou Petro, colocando-se à disposição da causa. O mandatário participou no evento "Diálogo de Civilizações, realizado no marco da reunião de alto nível do Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações das Nações Unidas.
Na ocasião, apresentou a proposta de criação de um Exército de Salvação Mundial, cuja primeira missão seria libertar a Palestina e pôr fim ao "genocídio".

"Se dois terços das nações votarem a favor desta resolução, a organização entrará em um processo de união pela paz na Palestina", explicou o presidente.
Petro defendeu durante seu discurso a ativação do mecanismo conhecido como União pela Paz, previsto na Resolução 377 da Assembleia Geral da ONU. O dispositivo permite que a comunidade internacional adote ações coletivas para manter ou restaurar a paz quando o Conselho de Segurança não consegue agir devido ao veto de algum de seus membros permanentes, podendo inclusive autorizar medidas militares para proteger populações em risco.
