Notícias

Universidade do interior da Rússia desenvolve assistente de IA para radiologistas

O sistema, criado por uma faculdade da cidade de Penza, auxilia no diagnóstico rápido de patologias pulmonares.
Universidade do interior da Rússia desenvolve assistente de IA para radiologistasGettyimages.ru / Dennis Degnan

Cientistas da Universidade Estadual de Penza criaram o "Radex, um assistente de IA para radiologistas", projetado para analisar radiografias de tórax e identificar sinais de doenças pulmonares. O anúncio foi feito pela instituição no âmbito do projeto nacional "Novas Tecnologias para Salvar a Saúde".

O sistema é capaz de detectar 18 condições, entre elas pneumonia, pleurisia, pneumotórax, fibrose, tumores e fraturas de costelas. Os radiologistas podem interagir em tempo real com a ferramenta, que responde a perguntas, esclarece informações e apresenta diagnósticos preliminares.

O funcionamento ocorre por meio de um painel de bate-papo e uma janela para upload de imagens. Após o envio da radiografia, o programa leva de 20 a 30 segundos para entregar um resultado inicial, além de oferecer recursos de visualização das áreas afetadas.

O Radex busca ampliar o uso de novas tecnologias em saúde e fortalecer a soberania tecnológica, área que adquiriu prioridade ainda maior a partir de 2025, por determinação do presidente Vladimir Putin.

O impulso à inovação tecnológica acompanha outras ações do governo russo, como a criação do prêmio anual "Soluções Digitais", que terá a primeira edição de 12 a 15 de novembro em Moscou, reconhecendo projetos de destaque em inteligência artificial, cibersegurança e serviços digitais.