Guo Jiakun, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, foi questionado nesta sexta-feira (26) se seu país é favorável à adesão da Palestina ao BRICS.
''O BRICS é uma plataforma importante para a cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, além de ser uma fonte de forte impulso à multipolaridade e a uma maior democracia nas relações internacionais. A plataforma é amplamente reconhecida pelos países do Sul Global. Recebemos com satisfação parceiros que compartilham desses mesmos ideais para se juntarem à cooperação do BRICS e trabalharem juntos por uma ordem internacional mais justa e equitativa'', afirmou o alto representante.
A questão ganhou maior repercussão depois que Abdel Hafiz Nofal, embaixador da Palestina em Moscou, declarou à imprensa russa que seu país solicitou adesão plena à organização, mas ainda não recebeu resposta.
Nofal garantiu que a Palestina seguirá participando das atividades do BRICS como convidada até que se torne membro pleno, conforme divulgado pela imprensa regional.