Notícias

Borrell: Gaza sofreu mais destruição do que a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial

O chefe da diplomacia europeia disse que mais de 60% da infraestrutura física do enclave palestino foi danificada e 35% foi totalmente destruída como resultado da ofensiva israelense.
Borrell: Gaza sofreu mais destruição do que a Alemanha durante a Segunda Guerra MundialGettyimages.ru / Ahmad Hasaballah

O alto representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, comparou a destruição causada pela ofensiva israelense na Faixa de Gaza à das cidades alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

"As cidades de Gaza foram mais destruídas do que as cidades alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, imagine a comparação", declarou Borrell na terça-feira durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu sobre a situação no enclave palestino. Também detalhou que mais de 60% da infraestrutura física de Gaza foi danificada, enquanto 35% está totalmente destruída.

Além disso, o representante de alto escalão citou dados de uma recente avaliação provisória feita pelo Banco Mundial e pela ONU, que estima o custo da reconstrução da infraestrutura na Faixa de Gaza em cerca de 90 bilhões de dólares. Ele acrescentou que esse valor foi divulgado "no final de janeiro, portanto, a situação está muito pior agora".

Falando sobre a "gravidade do sofrimento humano" no enclave palestino, Borrell sublinhou que, como resultado da operação militar de Israel na região, cerca de 34 mil pessoas foram mortas, a maioria delas mulheres e crianças, enquanto "o número de feridos é o dobro". 75 % da população de Gaza foi deslocada, acrescentou.

Também detalhou que "pelo menos 249 trabalhadores humanitários foram mortos", dos quais 181 eram funcionários da ONU. Nesse contexto, o alto representante pediu a Tel Aviv que "respeite o direito internacional" e "garanta a proteção de todos os civis e trabalhadores humanitários" na Faixa de Gaza.