Filho de Carla Zambelli comenta volta da mãe às redes sociais e critica Alexandre de Moraes

Deputada teve contas desbloqueadas pelo STF, mas continua proibida de divulgar desinformação e discurso de ódio, sob pena de multa de até R$ 20 mil.

João Zambelli, filho da deputada federal Carla Zambelli (PL), afirmou nesta quinta-feira (25) que a mãe é "vítima de perseguição implacável" por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmando que "a justiça verdadeira vai triunfar".

Para o jovem, a decisão que permite à deputada voltar a se comunicar ''com familiares, amigos e apoiadores'' pelas redes sociais ''está muito distante'' de ser motivo de comemoração:

''Afinal, minha mãe continua presa, longe da família, exilada do outro lado do atlântico e impedida de exercer o mandato que lhe foi concedido por quase um milhão de paulistas'', escreveu em seu perfil na plataforma X.

Liberação das redes sociais

Mais cedo, Moraes havia determinado a liberação das contas de Zambelli, entendendo que a restrição já não era mais necessária, pois o processo foi encerrado, conforme explicado pela Agência Brasil. No entanto, o ministro fixou multa diária de até R$ 20 mil caso a parlamentar divulgue desinformação, discurso de ódio ou publicações contrárias à democracia.

Em julho deste ano, Zambelli foi detida em Roma, na Itália. Ela tentava fugir de um mandado de prisão expedido pelo ministro.

Segundo as investigações, Zambelli teria sido a principal mente por trás da invasão que resultou na emissão fraudulenta de uma ordem de prisão contra Alexandre de Moraes.

O ataque hacker foi realizado por Walter Delgatti, que também foi condenado e admitiu ter agido sob orientação da deputada.