Notícias

Assessor de Putin comenta reviravolta na retórica de Trump: 'o panorama é muito mais complexo'

Yuri Ushakov lembrou que a posição de Moscou leva em conta tanto os sinais transmitidos publicamente quanto por reuniões e canais fechados.
Assessor de Putin comenta reviravolta na retórica de Trump: 'o panorama é muito mais complexo'Gettyimages.ru / Chip Somodevilla

O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, comentou nesta quinta-feira (25), em entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, sobre o estado das relações entre Moscou e Washington, em meio a uma mudança recente na retórica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Ushakov, a Rússia observa atentamente tanto os sinais transmitidos publicamente quanto os contatos por canais fechados entre os dois países. Ele afirmou que todas essas informações são levadas em consideração para definir a posição oficial russa nas negociações e interações diplomáticas.

Questionado sobre os comentários de Trump de que o presidente russo, Vladimir Putin, o teria "decepcionado", Ushakov destacou: "Sim, na Assembleia Geral [Trump] conversa com diferentes líderes. Até certo ponto, ele pode cooperar, não sei. Mas o quadro é muito mais complexo, eu diria".

  • Na terça-feira (23), Trump surpreendeu ao sugerir que a Ucrânia poderia, sim, recuperar os territórios incorporados à Rússia, diferindo de sua posição anterior, na qual defendia que Kiev teria que aceitar perdas territoriais para encerrar o conflito.
  • O Kremlin respondeu às declarações, apontando que o presidente dos EUA ouviu somente a versão apresentada por Zelensky durante a Assembleia Geral da ONU. Moscou reforçou sua disposição para negociar, mas destacou que quaisquer acordos devem levar em conta as realidades territoriais.