Notícias

Itália e Espanha enviam embarcações para apoiar flotilha humanitária a Gaza

Cerca de 50 embarcações civis tentam entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, enquanto Israel alerta sobre possíveis consequências.
Itália e Espanha enviam embarcações para apoiar flotilha humanitária a GazaGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

Itália e Espanha reforçaram a presença no Mediterrâneo Oriental ao enviar um navios militar para acompanhar a flotilha internacional "Global Sumud", que tenta entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (25) pelo ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, em discurso na Câmara dos Deputados, segundo informações da Reuters.

Cerca de 50 embarcações civis participam da missão, desafiando o bloqueio naval imposto por Israel.

"Não é um ato de guerra, não é uma provocação: é um ato de humanidade, que é um dever de um Estado para com seus cidadãos", disse Crosetto.

A movimentação ocorre após denúncias de que a flotilha teria sido novamente atacada por drones na noite de terça-feira (23). A organização Global Sumud, responsável pela missão humanitária, acusou Israel de estar por trás da ação, embora Tel Aviv não tenha confirmado nem negado a autoria.

Diante das notícias, o Ministério das Relações Exteriores de Israel reafirmou sua posição, reiterando que o desembarque pode ser feito no porto israelense de Ashdod, e posteriormente transferido para Gaza.

As autoridades israelenses alertaram que qualquer tentativa de violar o bloqueio naval será tratada como provocação, com possíveis consequências.