Notícias

Trump: 'Nunca chamarei ninguém de tigre de papel'

O presidente norte-americano fez a declaração durante a visita oficial do presidente turco à Casa Branca.
Trump: 'Nunca chamarei ninguém de tigre de papel'Gettyimages.ru / Andrew Harnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta quinta-feira (25) não voltar a chamar ninguém de 'tigre de papel', durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Nunca chamarei ninguém de tigre de papel", anunciou Trump. "Mas a Rússia gastou milhões e milhões de dólares em bombas, mísseis, munições e vidas. Suas vidas. E praticamente não ganharam território. Creio que seja hora de parar", acrescentou.

No mesmo contexto, o presidente afirmou estar "muito decepcionado" com o presidente russo, Vladimir Putin: "Ele tem lutado muito. Luta há muito tempo. E perderam milhões", disse.

Trump se referia às suas próprias declarações anteriores desta semana. Na terça-feira (23), o presidente americano afirmou que a Ucrânia é capaz de continuar lutando com o apoio da União Europeia e que poderia até recuperar os novos territórios russos sobre os quais tem reivindicações.

"A Rússia está há três anos e meio lutando sem rumo em uma guerra que uma potência militar real teria vencido em menos de uma semana. Isso não é característico da Rússia. Na verdade, a faz parecer um 'tigre de papel'", afirmou no mesmo dia.

Trump também afirmou que "todos respeitam Erdogan": "Eles realmente o respeitam. Eu também. E acredito que ele poderia ter uma grande influência se quisesse. No momento, ele é muito neutro. Ele gosta de ser neutro", observou referindo-se à posição de Ancara quanto ao conflito ucraniano.

"Se ele se envolvesse, o melhor que poderia fazer seria não comprar petróleo nem gás da Rússia", continuou Trump. "Se ele fizesse isso, provavelmente seria o melhor. Ele conhece Putin como eu o conheço", acrescentou.