Notícias

Putin destaca soberania nuclear russa: 'resiliência a influências externas'

"A Rússia é a única nação no mundo competente em todas as cadeias tecnológicas de todas as indústrias nucleares", afirmou o presidente russo.
Putin destaca soberania nuclear russa: 'resiliência a influências externas'Sergey Bulkin / Sputnik

O presidente russo, Vladimir Putin, ressaltou o papel crucial da Rússia na área nuclear durante seu discurso nesta quinta-feira (25) na Semana Atômica Mundial, fórum internacional realizado em Moscou e promovido pela estatal russa Rosatom.

"Sem falsa modéstia, pode-se dizer que apenas a Rússia possui hoje competências em toda a cadeia tecnológica de energia nuclear e, graças à segurança e resistência a influências externas, as usinas nucleares construídas segundo projetos russos são as mais procuradas no mundo", destacou o presidente. 

Putin sublinhou a principal abordagem da Rússia, que é o cumprimento de todos os compromissos assumidos e a rejeição ao "colonialismo tecnológico", ou seja, a Rússia se propõe a ajudar na construção de uma esfera nacional soberana em vez de submeter seus parceiros a uma situação de dependência.

"Mais ainda, compartilhamos nossa experiência e conhecimento na criação de outros setores de ponta do século XXI. Trata-se de medicina nuclear, sistemas digitais, transporte elétrico e novos materiais. Como resultado, ajudamos nossos parceiros a dar um verdadeiro salto de desenvolvimento. Levar a economia a um novo nível de eficiência e, em última análise, melhorar a qualidade de vida das pessoas", concluiu o presidente.