Notícias

Rússia desenvolve sistema 'revolucionário' para contornar escassez global de urânio, revela Putin

A tecnologia de sistema fechado desenvolvida por cientistas russos reduzirá quase que totalmente a necessidade de urânio.
Rússia desenvolve sistema 'revolucionário' para contornar escassez global de urânio, revela PutinSergey Bulkin / Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (25) que a Rússia pretende implantar o primeiro sistema de energia nuclear de combustível com ciclo fechado do mundo.

A declaração foi feita durante o fórum da Semana Atômica Mundial, em Moscou.

"Agora vou falar sobre o que considero o mais importante e motivo de orgulho para a Rússia: até 2030, na província de Tomsk, planejamos lançar o primeiro sistema de energia nuclear do mundo com ciclo de combustível fechado", afirmou.

Segundo Putin, "em um cenário otimista, todos os recursos de urânio se esgotarão completamente até 2090, o que equivale a aproximadamente 8 milhões de toneladas".

"No entanto, na realidade, isso pode acontecer já em 2060. Ou seja, tudo isso pode ocorrer muito rapidamente, diante de nossos olhos", acrescentou. Ele afirmou que a tecnologia desenvolvida por cientistas russos reduzirá quase totalmente a necessidade de urânio para a geração de energia nuclear.

Putin também anunciou que a Rússia iniciará em breve a produção em massa de pequenas centrais nucleares, terrestres e flutuantes. O presidente destacou que "as usinas nucleares construídas com design russo são as mais demandadas no mundo devido à sua segurança e resistência a influências externas".