Notícias

Indústria atômica russa completa 80 anos e realiza fórum da Semana Atômica Mundial em Moscou

O evento conta com representantes de mais de 100 países e inclui a apresentação dos feitos notáveis de especialistas nucleares russos e internacionais.
Indústria atômica russa completa 80 anos e realiza fórum da Semana Atômica Mundial em MoscouVladimir Astapkovich /Sputnik

A Semana Atômica Mundial (WAW, na sigla em inglês), promovida pela estatal russa Rosatom, teve início nesta quinta-feira (25) em Moscou e celebra o 80º aniversário da indústria nuclear russa, sendo o maior evento internacional do setor.

A cerimônia, que se estenderá até 28 de setembro, contará com a participação de representantes de mais de 100 países. Entre os convidados ilustres, estarão o presidente russo, Vladimir Putin, além do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, o presidente interino de Mianmar, Min Aung Hlaing, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, e o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed. Também estão confirmadas as presenças do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, e delegados do Irã, Uzbequistão, Egito, Níger, entre outros.

Estimativas indicam que cerca de 20 mil pessoas devem participar do evento, incluindo altos funcionários de organizações internacionais como a Agência Atômica Internacional (AIEA), a Associação Nuclear Mundial (WNA) e a Associação Mundial de Operadores Nucleares (WANO), assim como trabalhadores do setor, ministros, executivos de grandes empresas, cientistas, repórteres e estudantes. Este é o primeiro evento da Semana Atômica Mundial dessa magnitude e a ser realizada neste formato.

A programação inclui mais de 40 atividades, como debates, mesas-redondas e a assinatura de acordos importantes. Além disso, as exposições deverão apresentar os feitos notáveis de especialistas nucleares russos e internacionais.