Dinamarca registra voo de drones não identificados sobre base aérea que abriga caças F-35s

Autoridades consideram acionar mecanismo da OTAN após os incidentes, classificados como um "ataque híbrido" pelo ministro da Defesa.

A Dinamarca registrou uma série de voos não autorizados de drones sobre aeroportos e bases militares estratégicas na quarta e nesta quinta-feira (25), levando ao fechamento temporário de terminais e colocando as autoridades de defesa do país em alerta, informou a mídia dinamarquesa.

Os veículos aéreos não tripulados foram detectados nos aeroportos de Aalborg, Esbjerg, Sonderborg e Billund, além da base aérea de Skrydstryp, onde estão estacionados os caças F-16 e F-35 da força aérea do país.

Segundo o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, os incidentes representam um "ataque híbrido" de natureza ainda não esclarecida

Na segunda-feira (22), o aeroporto de Copenhague-Castrup também suspendeu suas operações devido à presença drones não identificados.

Segundo a mídia local, o governo avalia agora acionar o Artigo 4 da OTAN, que prevê consultas entre aliados em caso de ameaça à segurança territorial de algum membro da aliança.