
Presidente do Irã alerta que seu país 'nunca se curvará diante de um agressor'

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou nesta quarta-feira (24), na Assembleia Geral da ONU, que o país não se dobrará diante de nenhuma agressão. A declaração foi feita em referência a Israel, ao comentar a ofensiva contra a Faixa de Gaza.

"O Irã, a civilização mais antiga do planeta, sempre se opôs a isso. Nosso país, com sua vontade, demonstra mais uma vez que nunca nos curvaremos diante de um agressor", disse.
Pezeshkian afirmou que "os cálculos descarados dos oponentes do Irã não perturbarão a unidade nacional". Ele criticou as sanções econômicas e "a guerra psicológica destinada a semear a discórdia".
Segundo o presidente, é "evidente que o regime sionista e seus apoiadores não se contentam" em buscar normalização política na região. "Eles impõem sua presença com uso da força. Isso não é paz nem força, mas agressão, baseada na intimidação e na coerção", declarou.
- Em junho, Irã e Israel se enfrentaram na chamada "guerra dos 12 dias". Na madrugada do dia 13, Israel lançou um ataque não provocado contra o Irã, o que desencadeou uma troca de ofensivas com mísseis e drones. Durante os combates, Israel atacou instalações nucleares, comandantes militares, altos funcionários e cientistas iranianos, vários deles mortos junto com familiares.
