Notícias

Presidente da Colômbia critica discurso de Trump na ONU: 'vai criar mais guerras'

Para Gustavo Petro, as políticas norte-americanas representam uma "força negativa" comparável à de Adolf Hitler.
Presidente da Colômbia critica discurso de Trump na ONU: 'vai criar mais guerras'X / @infopresidencia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, classificou nesta terça-feira (22) o discurso de Donald Trump na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, como "contrário aos interesses da humanidade", apontando que a fala é repleta de "erros".

Ele fez duras críticas à postura do presidente americano em relação às mudanças climáticas, afirmando que "sua política vai agravá-las". Anteriormente, Trump havia classificado o aquecimento global como uma farsa.

Ao mencionar a abordagem norte-americana em relação a conflitos internacionais, como o que ocorre entre Israel e Palestina, Petro foi enfático ao afirmar que "vai criar mais guerras".

Segundo ele, essa "força negativa" poderia levar a humanidade de volta "aos tempos de [Adolf] Hitler". "E, seguindo o exemplo da humanidade naqueles tempos, devemos derrotar Hitler", completou.

Duras acusações no púlpito

Petro renovou as críticas no púlpito principal da Assembleia Geral, afirmando que os mísseis lançados por Washington no Caribe não têm como objetivo deter o narcotráfico, mas representam uma "mentira" para submeter os países latino-americanos sob o pretexto de uma suposta luta contra organizações criminosas internacionais.

"Dizem que os mísseis no Caribe eram para deter as drogas. Mentira!", declarou, acrescentando que talvez Trump, não saiba que sua política externa para Colômbia, Venezuela e o Caribe é orientada por políticos ligados à máfia da cocaína.

Petro também condenou os ataques a lanchas civis no Caribe, nos quais já se contabilizam ao menos 17 jovens mortos pelos mísseis norte-americanos nessa alegada guerra contra o narcotráfico.