Notícias

Brasil construirá o Museu da Democracia em memória do ataque às sedes dos poderes

O ataque de bolsonaristas radicais ocorreu em 8 de janeiro de 2023, oito dias após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Brasil construirá o Museu da Democracia em memória do ataque às sedes dos poderesAP / Eraldo Peres

O Governo brasileiro construirá o Museu da Democracia em memória do ataque de partidários radicais pró-Bolsonaro às três sedes do poder estatal em 8 de janeiro de 2023, ocorrido oito dias após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo um comunicado publicado na sexta-feira pelo Ministério da Cultura do país latino-americano.

O texto indica que o Programa de Aceleração do Crescimento garantiu 8,2 milhões de dólares para a obra, para a qual foi concedido um terreno localizado no lado norte da Esplanada dos Ministérios, situada no centro da capital, Brasília.

"Não será vinculado a um setor político"

Ressalta ainda que, assim que o terreno estiver disponível, será realizado um concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico do espaço em questão, detalhando que somente após essa etapa será possível licitar as obras, cujo início está previsto para 2025.

"O Ministério da Cultura lembra que o Museu será construído com a união dos setores democráticos do país e não estará vinculado a um setor político", continua. "O objetivo é que ele seja uma instituição cívica, pluralista e construída em harmonia com todos aqueles que apoiam a democracia", acrescenta.

Nesse sentido, ele explica que a institucionalização do museu deverá ser orientada por um processo participativo de consulta a especialistas, representantes de coletivos e entidades que se caracterizam por seu compromisso com processos culturais e educacionais voltados para a "valorização da democracia e dos direitos humanos".