O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (23) apoio à reeleição de Javier Milei na Argentina. O mandato do libertário vai até 2027.
"Aguardo com expectativa continuar trabalhando de perto com ele para que ambos os nossos países possam seguir em seus caminhos incríveis de sucesso. Argentina: Javier Milei é um grande amigo, lutador e vencedor, e tem o meu endosso completo e total para a reeleição como presidente — ele nunca vai decepcioná-los!", publicou Trump na Truth Social.
O chefe de Estado norte-americano fez uma série de elogios ao presidente argentino, afirmando que ele "herdou uma bagunça total, com uma inflação horrível", mas que conseguiu devolver estabilidade à economia do país. Trump ainda descreveu Milei como um "líder verdadeiramente fantástico".
Ainda nesta terça-feira, os dois presidentes se reuniram em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.
Durante o encontro, Trump disse aos repórteres: "Nós vamos ajudá-los. Não acho que eles precisem de um resgate. Scott [Bessent, secretário do Tesouro] está trabalhando com o país para que eles possam obter uma boa dívida e todas as coisas necessárias para tornar a Argentina grande novamente".
- Na véspera, Scott Bessent havia afirmado que todas as alternativas estavam sendo consideradas para apoiar a estabilização da Argentina, que enfrenta graves dificuldades econômicas nos últimos meses.