Notícias

EM TEMPO REAL: 80.ª Assembleia Geral da ONU

EM TEMPO REAL: 80.ª Assembleia Geral da ONUUN Web TV
  • A 80ª sessão da Assembleia Geral começou neste 23 de setembro na sede da ONU em Nova York. O evento, que reúne anualmente mais de 190 líderes mundiais na cidade americana, é uma plataforma para a tomada de inúmeras decisões desde 1945.
  • Representantes de todos os Estados-membros da ONU, bem como duas delegações de países observadores, participarão dos debates. Eles terão ainda uma série de reuniões de alto nível na sede da ONU para discutir as questões globais urgentes. O tema do debate político deste ano é "Melhor juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos".
  • A agenda incluirá a solução de dois Estados para a resolução do conflito entre Israel e Palestina. Serão abordados ainda temas como o clima e a inteligência artificial.
  • O discurso do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, está previsto para 27 de setembro. Também está sendo preparada uma reunião entre o chanceler russo e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no âmbito da Assembleia Geral. Já o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, anunciou sua intenção de se reunir com o presidente americano Donald Trump.
  • 24 set 2025 | 00:21 GMT

    00:21 GMT

    A delegação dos Estados Unidos deixou o plenário da ONU durante o discurso do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que criticou duramente as políticas antidrogas do país norte-americano.

    Petro chegou a afirmar que Washington busca "dominar os povos do Sul".

  • 23 set 2025 | 22:00 GMT

    22:00 GMT

    O presidente francês, Emmanuel Macron, reconheceu que "os Estados são representados de forma desigual, especialmente no Conselho de Segurança da ONU", o que "gera frustração". Para resolver, defendeu apoiar a reforma do órgão, ampliando vagas para a África.

  • 21:31 GMT

    O presidente colombiano, Gustavo Petro, classificou nesta terça-feira como "contrário aos interesses da humanidade" o discurso de Donald Trump na Assembleia Geral da ONU, afirmando que a fala contém "erros".

    Petro destacou que a política de Trump incentiva o narcotráfico, agrava a crise climática, gera mais guerras por causa da imigração e ignora a grande crise global que precisa ser contida para garantir a vida das futuras gerações.

  • 20:48 GMT

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com líderes de países árabes e islâmicos no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU para discutir a guerra de Israel na Faixa de Gaza.

    ''Esta é minha reunião mais importante [...]. Tivemos 32 encontros aqui. Este é muito importante porque vamos pôr fim a algo que provavelmente nunca deveria ter começado'', disse Trump.

  • 20:21 GMT

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um ambicioso investimento inaugural de US$ 1 bilhão no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, gerando aplausos.

    A iniciativa prevê monitorar os países que preservam suas florestas e recompensá-los financeiramente por cada hectare protegido.

  • 18:02 GMT

    O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Nova York, durante a Assembleia Geral.

    ''É uma grande honra estar com uma mulher muito poderosa, muito inteligente e minha amiga'', disse Trump.

  • 17:38 GMT

    O emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, afirmou que a ordem internacional baseada em regras deve ser respeitada por todos e condenou o ataque recente a Doha, que matou seis pessoas, incluindo um cidadão catariano.

    Para o representante, as ações de Israel representam ''uma violação flagrante das normas internacionais e um ato atroz de terrorismo de Estado''.

  • 17:05 GMT

    O presidente argentino Javier Milei se reuniu com seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em Nova York, em uma reunião bilateral.

    Na ocasião, Trump manifestou seu ''apoio absoluto'' na reeleição de Milei.

  • 17:02 GMT

    Após o discurso de Lula, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, agradeceu em suas redes sociais ao chefe de Estado brasileiro "por denunciar a inaceitável inclusão de Cuba na lista arbitrária de supostos Estados patrocinadores do terrorismo". 

  • 15:50 GMT

    O presidente Donald Trump considerou uma "grande honra" seu discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (22), apesar dos problemas técnicos que enfrentou durante seu discurso. Em sua conta no Truth Social, o presidente observou que os equipamentos da ONU são "um pouco defeituosos", mas afirmou que "o discurso foi bem recebido".