Notícias

Kremlin comenta incidente com drones na Dinamarca

O porta-voz da presidência russa respondeu às acusações do suposto envolvimento da Rússia no voo de um drone perto do aeroporto de Copenhague, chamando-as de "declarações infundadas."
Kremlin comenta incidente com drones na Dinamarcayemelyanov / 123RF

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou o aparecimento de drones não identificados no espaço aéreo dinamarquês e norueguês que causaram o fechamento dos aeroportos de Copenhague e Oslo na segunda-feira (22).

Após o incidente, um porta-voz da polícia Dinamarquesa afirmou que as autoridades não descartam o envolvimento da Rússia.

"Fazer acusações infundadas muitas vezes, falando francamente, leva ao fato de que a continuação de tais declarações não é mais levada em conta", observou Peskov.

"Provavelmente, um lado que assume uma posição séria e responsável não deve fazer acusações tão infundadas repetidas vezes", concluiu.

"Gerar histeria e acusar a Rússia de provocações"

Na última sexta-feira (19), a primeira-ministra da Estônia, Kristen Michalacusou três caças russos MiG-31 de entrarem em espaço aéreo estoniano. A ministra assegurou que irá solicitar consultas com a OTAN com base no Artigo 4.

Moscou negou tais alegações. De acordo com o Ministério da Defesa, os caças russos não se desviaram da rota aérea planejada, que passava por águas neutras no Mar Báltico, a mais de três quilômetros da ilha estoniana de Vaindloo.

O vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyansky, explicou que o objetivo de tais acusações "consiste no seguinte: ao contrário dos fatos e do senso comum, gerar histeria e acusar a Rússia de provocações. [...] A Europa agora é como uma pessoa desequilibrada e paranoica, completamente incapaz de responder a críticas", declarou.