Notícias

Rússia faz dura retaliação em resposta a ataque terrorista ucraniano contra civis na Crimeia

O ataque russo teve como alvo pontos de mobilização temporários para as forças de operações especiais ucranianas e mercenários estrangeiros que "prepararam e cometeram o ataque terrorista".
Rússia faz dura retaliação em resposta a ataque terrorista ucraniano contra civis na CrimeiaSputnik / Stanislav Krasilnikov

Durante a noite de segunda para esta terça-feira (23), as Forças Armadas russas lançaram um ataque coletivo contra os pontos de destacamento temporário das tropas ucranianas e mercenários estrangeiros da unidade "Prizrak" da Direção Geral de Inteligência da Ucrânia, informou o Ministério da Defesa russo.

O ministério observou que a operação foi realizada "em resposta ao ataque terrorista contra alvos civis na localidade de Foros, na República da Crimeia, que deixou mortos e feridos entre os civis".

As autoridades indicaram que o ataque de retaliação russo teve como alvo as formações ucranianas e mercenárias que "prepararam e cometeram o ataque terrorista" contra civis na Crimeia; essas unidades estavam posicionadas perto das localidades de Tatarbunary e Rasseika, na província de Odessa.

O ataque coletivo russo destruiu instalações de armazenamento de drones em uma pista de pouso na mesma província de onde os veículos não tripulados foram lançados para atacar infraestruturas civis na península russa.

As forças russas também atacaram oficinas da empresa Motor Sich, onde eram montados drones de ataque ucranianos, concluiu o ministério.

  • Em 21 de setembro, o regime de Kiev atacou com drones o sanatório Foros, na Crimeia, matando três civis e deixando outros 16 gravemente feridos.
  • O Ministério da Defesa russo chamou o ataque de "ato terrorista deliberado contra alvos civis", destacando que o ataque de drones foi realizado em uma área turística onde não há instalações militares.