Trump classifica oficialmente a Antifa como organização terrorista doméstica

Anteriormente, Trump culpou a violência da ''esquerda radical'' pela morte do ativista conservador Charlie Kirk.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (22) uma ordem executiva que classifica o movimento "Antifa" como "organização terrorista nacional", descrevendo-o como "uma organização militarista e anarquista que busca derrubar o governo dos EUA" por meio de "uma campanha de violência e terrorismo em todo o país".

É importante destacar que para diversas entidades legais norte-americanas, a Antifa, abreviação de "antifascista", não é uma organização única com liderança central, mas um movimento descentralizado de grupos e indivíduos com ideais comuns.

Na prática, a designação determina que todas as agências do governo vão usar seus recursos para investigar e desmantelar operações ilegais ligadas à 'Antifa' ou quem diga agir em seu nome, inclusive processando quem financie essas ações.

Vale lembrar que, anteriormente, Trump culpou a violência da ''esquerda radical'' pela morte do ativista conservador Charlie Kirk:

''Por anos, as pessoas da esquerda radical compararam norte-americanos incríveis como o Charlie a nazistas, aos piores assassinos em massa da História. Esse tipo de retórica é diretamente responsável pelo terrorismo que vemos em nosso país hoje, e precisa parar agora mesmo'', afirmou o mandatário na semana retrasada.