Notícias

Politico: Um dos rivais políticos de Trump também quer retirar os EUA da OTAN

Vivek Ramaswamy acredita que o expansionismo do bloco aumentou o risco de conflito com a Rússia, disse seu porta-voz.
Politico: Um dos rivais políticos de Trump também quer retirar os EUA da OTANAP / Charlie Neibergall

Vivek Ramaswamy, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, está preparado para retirar o país da OTAN caso vença a eleição presidencial, informa o jornal Politico, citando fontes familiarizadas com o assunto.

"Vivek está seriamente preocupado com o fato de que a maioria dos aliados da OTAN não honrará seus compromissos de investimento militar e reavaliará nosso próprio apoio conforme necessário. Ele também acredita que o expansionismo da OTAN após a Guerra Fria aumentou desnecessariamente o risco de um grande conflito com a Rússia", disse a porta-voz da campanha eleitoral de Ramaswamy, Tricia Mclaughlin.

Em outubro passado, Vivek Ramaswamy já havia descrito a ideia de retirar os EUA da Aliança como "razoável".

O ex-presidente Donald Trump, outro pré-candidato republicano, também disse que está preparado para retirar seu país do bloco militar caso vença a eleição presidencial. "Precisamos concluir o processo que iniciamos durante meu governo [2017-2021] de reavaliar fundamentalmente o propósito e a missão da OTAN", disse Trump em uma mensagem publicada no site de sua campanha.

Nesse contexto, o jornal observa que Ramaswamy poderia potencialmente se juntar a um Governo liderado por Trump se ele retornar à Casa Branca. Do jeito que está, a Aliança "pode estar com os dias contados" se Ramaswamy ou alguém com a mesma visão de Trump vencer a eleição em novembro, sugere.

No entanto, legisladores de ambos os partidos políticos dos EUA tomaram medidas para impedir a cessação da liderança dos EUA na OTAN. Em dezembro, foi aprovado um projeto de lei que proíbe o presidente de retirar o país da aliança sem o consentimento expresso do Senado ou uma regra do Congresso.