Imprensa brasileira reage às manifestações em diversas capitais: 'maior ato da esquerda em anos'

Neste domingo (21), movimentos de esquerda, apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e artistas de projeção nacional se reúnem em 'showmícios' contra os chamados PL da Anistia e PEC da Blindagem.
Mais cedo, os atos tomaram conta de cidades como Brasília, Belo Horizonte e de diversas capitais do Nordeste, conforme apuração do jornal O Globo. Além de se posicionarem contra os projetos mencionados, os manifestantes também direcionaram críticas a setores da direita, acusados de traição à pátria, e à escala de trabalho 6x1.
Em Salvador, uma densa multidão vai do Farol ao Cristo, ocupando boa parte do circuito do carnaval. pic.twitter.com/lJzEwMru5P
— Pedro Menezes (@P_droMenezes) September 21, 2025
Simplesmente Wagner Moura cantando Deusa do Amor! Esse é o tweet. pic.twitter.com/OLFzIylrc3
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) September 21, 2025
Também foram iniciados atos em grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, com apresentações previstas de artistas como Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil, no Rio, e Luiz Thunderbird, em São Paulo.
🚨 AGORA, NA PAULISTA!Um mar de gente já está no coração de São Paulo deixando bem claro: não aceitaremos a PEC DA BANDIDAGEM e a proposta de anistia.E não esqueceremos os nomes dos deputados que votaram a favor desses absurdos.Chego já já! pic.twitter.com/2BFlMOkug9
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) September 21, 2025
Segundo o portal Poder360, as mobilizações representam o ''maior ato em anos'' da esquerda brasileira e têm potencial para se transformar em um verdadeiro ''ponto de virada'' diante dos ''fiascos'' acumulados nos últimos anos.
''A primazia de mobilizar grandes públicos vinha sendo da direita, que nos últimos anos encheu avenidas em defesa de Jair Bolsonaro (PL) e contra decisões do STF (Supremo Tribunal Federal)'', avalia o veículo.
- A PEC nº 3 de 2021, aprovada na Câmara dos Deputados, dificulta a prisão de parlamentares, ampliando o foro privilegiado para presidentes nacionais de partidos e exigindo que a Casa decida sobre prisões em flagrante em até 24 horas.
- Já o PL da Anistia busca perdoar crimes relacionados à tentativa de golpe e à invasão dos prédios dos Três Poderes em janeiro de 2023.
