
ONU será palco do primeiro encontro entre Lula e Trump em meio a impasse diplomático

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump estarão no mesmo ambiente pela primeira vez na terça-feira (23), durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Seguindo a tradição do evento, o Brasil abre os discursos e os Estados Unidos falam em seguida, o que coloca os dois líderes lado a lado em um momento de tensão entre os dois países.
O encontro não está oficialmente confirmado, mas existe a possibilidade de que Lula e Trump se cruzem nos bastidores da sede da ONU.
De acordo com apuração do portal Poder360, nos bastidores da comitiva brasileira chegou a ser discutida a reorganização de trajetos internos para evitar uma aproximação direta. A última vez que Lula teve contato com um presidente norte-americano na ONU foi em 2024, quando trocou algumas palavras com Joe Biden.

A tensão entre os dois países começou após o governo norte-americano impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Donald Trump também condicionou a retomada de qualquer diálogo bilateral à suspensão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que foi interpretado como interferência direta na política interna brasileira.
Em junho, os dois presidentes poderiam ter se encontrado na cúpula do G7, no Canadá, mas Trump deixou o evento antes da chegada de Lula.
