Notícias

COI mantém banimento de equipes russas e bielorrussas nos Jogos de Inverno 2026

Apenas atletas individuais sob bandeira neutra poderão competir, seguindo política adotada em Paris 2024.
COI mantém banimento de equipes russas e bielorrussas nos Jogos de Inverno 2026Gettyimages.ru / Jean Catuffe / Colaborador

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que as equipes nacionais da Rússia e Belarus continuarão proibidas de participar das competições coletivas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, na Itália. Apenas atletas individuais dessas nações, previamente avaliados e competindo sob bandeira neutra, poderão participar.

A proibição segue as sanções impostas após a escalada do conflito na Ucrânia em 2022, que resultou na exclusão das equipes russas e bielorrussas de eventos esportivos internacionais. O COI mantém a política adotada nos Jogos de Paris 2024, permitindo a participação individual de atletas neutros, desde que não apoiem ativamente o conflito ou estejam vinculados às forças militares ou de segurança de seus países.

A presidente do COI, Kirsty Coventry, reafirmou que a abordagem será a mesma adotada em Paris, apesar de sua posição contrária a banimentos baseados em conflitos armados. Autoridades russas criticam as sanções, alegando politização do esporte. Mesmo com as restrições, atletas russos têm conquistado medalhas em competições internacionais recentes, competindo como neutros.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 ocorrerão em fevereiro, nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo.