O segundo avião experimental russo MS-21, totalmente equipado com componentes nacionais, foi entregue à unidade de testes de voo da fábrica aeronáutica de Irkutsk, informou a Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo). Este fato representa um avanço significativo para a indústria aeronáutica russa no âmbito do programa de substituição de importações.
Os especialistas da fábrica e do complexo de testes de voo da empresa Yakovlev realizarão uma revisão exaustiva do sistema de combustível, bem como a partida e o ajuste da unidade de potência auxiliar e dos motores principais. Além disso, está prevista a realização de testes dos sistemas e equipamentos da aeronave com os motores em funcionamento.
É importante destacar que nesta aeronave foi concluída com sucesso a substituição de todos os componentes importados essenciais pelos seus equivalentes russos. Foram também realizados testes de frequência dos sistemas do trem de aterragem e do sistema integrado de controlo.
O avião comercial de médio alcance MS-21 foi desenvolvido para substituir a frota de aeronaves comerciais de produção estrangeira, bem como os modelos nacionais obsoletos Tu-154 e Tu-204.
Esta aeronave destina-se ao segmento mais popular do mercado nacional de transporte de passageiros e foi desenvolvida em condições de sanções ocidentais, o que impulsionou significativamente o rápido e eficaz avanço da indústria aeronáutica russa baseada em componentes nacionais, no âmbito da campanha de substituição de importações.
SAIBA MAIS SOBRE O MS-21, O AVIÃO EMBLEMÁTICO "MADE IN RUSSIA", NO NOSSO ARTIGO.