Ucrânia ataca maior central nuclear da Europa durante a visita de especialistas da AIEA

O ataque foi realizado com drones que explodiram sobre o telhado do edifício de formação e treinamento.

A infraestrutura da central nuclear de Zaporozhie foi atacada pelas forças ucranianas durante a visita dos especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou neste sábado o canal oficial da usina.

Segundo informações, o ataque foi realizado na sexta-feira com três drones, dois dos quais detonaram sobre o telhado do edifício. O alvo do ataque foi o edifício do centro de formação e treinamento. Os especialistas da AIEA presentes na usina foram rapidamente transferidos para um local seguro.

Não foram registrados danos críticos nem feridos entre os funcionários da usina. O canal da central destacou que, "apesar das ações absurdas e perigosas do regime de Kiev, a situação está sob controle".

Chantagem nuclear de Kiev

A central nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa, tem sido alvo do regime ucraniano há muito tempo. Em agosto, suas ações provocaram um incêndio na área das estruturas hidráulicas da usina. Os funcionários do Ministério de Situações de Emergência e os bombeiros russos arriscam regularmente suas vidas, pois a Ucrânia lança ataques deliberados contra os equipamentos para prejudicar seu trabalho. As agressões de Kiev também causaram vítimas civis na vizinha Energodar.

A Rússia considera que não apenas a Ucrânia é responsável por essas "provocações muito perigosas", mas também os países que a apoiam, fornecendo armas e inteligência, disponibilizando fundos e treinando membros das Forças Armadas da Ucrânia.