Notícias

Polônia bloqueia rota comercial vital entre China e União Europeia

O fechamento da fronteira com Belarus por razão dos exercícios militares com a Rússia cortou o corredor comercial por onde passa 90% do transporte ferroviário de carga entre o gigante asiático e o bloco europeu.
Polônia bloqueia rota comercial vital entre China e União EuropeiaGettyimages.ru

A decisão da Polônia de fechar sua fronteira com Belarus no último fim de semana resultou na interrupção do tráfego ferroviário em um corredor crucial de mercadorias entre a China e a União Europeia (UE), conforme informou o Politico.

Anualmente, o valor das mercadorias que transitam por essa rota ferroviária é de quase 29,4 bilhões de dólares, representando 90% do comércio ferroviário entre os dois.

Motivo do fechamento da fronteira

O fechamento da fronteira foi justificado pelo Ministério do Interior polonês como uma medida em resposta aos exercícios militares conjuntos da Rússia e Belarus chamados de Zapad-2025 e que foram realizados entre 12 e 16 de setembro em território bielorrusso.

Varsóvia acredita que essas manobras são "diretamente dirigidas contra a Polônia e a UE", enquanto Moscou afirma que os exercícios são rotineiros e que representantes de todos os países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, incluindo a Polônia, foram convidados para observá-los.

O governo polonês declarou que a decisão de fechar a fronteira permanecerá em vigor até novo aviso e que medidas de segurança estão sendo avaliadas.

Reação da China

Após o anúncio do fechamento, a China enfatizou que a "Ferrovia Expresso China-Europa" é um projeto emblemático de cooperação bilateral. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse esperar que a Polônia tome medidas eficazes para garantir a segurança e o bom funcionamento do transporte ferroviário, além da estabilidade das cadeias de suprimento internacionais.