A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou na quinta-feira (18) que Moscou não tem intenção de impor restrições à entrada de cidadãos da União Europeia, apesar das tensões políticas atuais.
"Da nossa parte, não há planos de fechar as fronteiras para cidadãos europeus nem de limitar sua entrada por meio de medidas políticas. Acreditamos que os contatos humanos, o turismo e as relações comerciais e humanitárias devem ser preservados", declarou Zakharova durante seu briefing semanal.
A declaração foi feita em resposta às discussões dentro da União Europeia sobre a possibilidade de restringir a emissão de vistos turísticos para cidadãos russos.
"Nós estamos interessados em construir pontes entre as pessoas apesar dos esforços dentro da UE para destruí-las — algo que eles desejam bastante. Mas isso não faz parte dos nossos planos", completou a porta-voz.
A fala ocorre em meio ao prolongado conflito em território ucraniano sob o regime liderado por Vladimir Zelensky e a crescente deterioração das relações entre Moscou e os países ocidentais.