
Temendo avanço comercial entre Brasil e China, senadores dos EUA tentam revogar tarifa de Trump

Senadores dos Estados Unidos protocolaram nesta quinta-feira (18) um projeto de lei que busca derrubar as tarifas de até 50% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.
Segundo os parlamentares, as medidas prejudicam consumidores, impactam negativamente a economia americana e comprometem as relações comerciais com o Brasil. A resolução também questiona o uso do poder executivo para impor tarifas sem aprovação prévia do Congresso.
"Precisamos impedir o presidente Trump de iniciar essas guerras comerciais incompetentes e caóticas que estão encarecendo bens de consumo para os americanos que estão apenas tentando sobreviver", declarou o senador Tim Kaine em comunicado oficial.
A proposta foi apresentada por cinco senadores:
- Tim Kaine (democrata da Virgínia)
- Rand Paul (republicano do Kentucky)
- Chuck Schumer (democrata de Nova York)
- Jeanne Shaheen (democrata de New Hampshire)
- Ron Wyden (democrata do Oregon)

"O presidente está usando a economia americana como arma para interferir no judiciário de outra nação", afirmou Shaheen.
De acordo com o documento, os Estados Unidos importam mais de US$ 40 bilhões por ano do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café. Para os senadores, uma guerra comercial aumentaria custos para os consumidores, colocaria empregos em risco e aproximaria o Brasil da China.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
