Notícias

Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa de Kamchatka e gera alerta de tsunami

Abalo sísmico foi sentido com intensidade de até 7 em áreas de Petropavlovsk-Kamchatsky, no Extremo Oriente russo.
Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa de Kamchatka e gera alerta de tsunamiReprodução/Divulgação Redes Sociais

Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado nesta quinta-feira (18) nas águas do Pacífico, ao largo da costa da península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do abalo sísmico foi localizado a 128 quilômetros a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 10 quilômetros.

O tremor ocorreu às 5h58 da manhã de sexta-feira (no horário local) e chegou a ser sentido com intensidade de magnitude 6 a 7 em diversas áreas de Petropavlovsk-Kamchatsky, de acordo com relatos locais.

"Esta manhã volta a testar a resistência dos moradores de Kamchatka", declarou o governador da região, Vladimir Solodov.

"Logo após o terremoto, iniciamos inspeções emergenciais em instituições sociais e residências. Todos os serviços foram colocados em estado de alerta máximo, com protocolos de resposta ativados em questão de minutos. Até o momento, não há informações sobre danos. Pedimos à população que mantenha a calma", afirmou Solodov.

Segundo dados atualizados, a magnitude foi revisada para 7,2. Foi declarada ameaça de tsunami na costa leste da península e as autoridades estão alertando a população.

A Defesa Civil da Rússia monitora a situação na região, enquanto o alerta de tsunami foi emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, ampliando a vigilância em áreas costeiras do Pacífico.

Esse episódio ocorre menos de dois meses após outro terremoto de grande intensidade atingir a mesma região. No final de julho, um tremor de magnitude 8,8 — o mais forte registrado na área desde 1952 — causou ondas de tsunami que afetaram estados norte-americanos, o Japão, as ilhas Curilas e vários países da América Latina.