Notícias

Papa Leão XIV diz que Vaticano não está pronto para declarar genocídio em Gaza

Pontífice reconhece sofrimento na região, mas ressalta complexidade técnica para uso oficial do termo genocídio.
Papa Leão XIV diz que Vaticano não está pronto para declarar genocídio em GazaAP / Gregorio Borgia

O Papa Leo XIV afirmou nesta quinta-feira em entrevista ao veículo Crux, que o Vaticano ainda não está pronto para declarar oficialmente que há um genocídio em Gaza, apesar do crescente uso do termo por especialistas internacionais.

Ele destacou que a definição técnica de genocídio é complexa, mas reconheceu que "o sofrimento da população civil na região é impossível de ignorar".

"Oficialmente, a Santa Sé não acredita que possamos fazer qualquer declaração sobre isso neste momento. Existe uma definição muito técnica sobre o que pode ser genocídio, mas cada vez mais pessoas estão levantando a questão, incluindo dois grupos de direitos humanos em Israel que fizeram essa declaração", afirmou o Pontífice.

O pontífice pediu que o mundo não se torne insensível às imagens da crise humanitária e enfatizou a necessidade de esforços contínuos para aliviar o sofrimento dos inocentes em Gaza.

Organizações internacionais, como um órgão da ONU e a Associação Internacional de Especialistas em Genocídio, já classificaram as ações israelenses como genocídio, mas o Vaticano mantém cautela em sua declaração oficial.