
Arábia Saudita assina pacto de defesa mútua com potência nuclear

O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o primeiro-ministro do Paquistão, Muhammad Shehbaz Sharif, assinaram um acordo de cooperação estratégica mútua na quarta-feira (17), em Riad, capital saudita.
The Crown Prince and Prime Minister of the Kingdom of Saudi Arabia H.R.H. Muhammad bin Salman bin Abdulaziz Al Saud and Prime Minister Muhammad Shehbaz Sharif exchange the documents of Strategic Mutual Defense Agreement (SMDA) in Riyadh. #PakistanSaudiPartnership(17 September… pic.twitter.com/unSTIgQx98
— Prime Minister's Office (@PakPMO) September 18, 2025
Ao ser questionado se o Paquistão estaria agora obrigado a fornecer à Arábia Saudita um escudo nuclear, um alto funcionário saudita disse à Reuters, trata-se de "um acordo defensivo abrangente que engloba todos os meios militares".

Este movimento marca o primeiro passo dos dois países para estreitar a cooperação regional após o ataque de Israel ao Catar.
"Este acordo, que reflete o compromisso comum de ambas as nações de fortalecer sua segurança e alcançar a segurança e a paz na região e no mundo, tem como objetivo desenvolver aspectos da cooperação em defesa entre os dois países e fortalecer a dissuasão conjunta contra qualquer agressão. O acordo estabelece que qualquer agressão contra qualquer um dos dois países será considerada uma agressão contra ambos", informa um comunicado oficial sobre o propósito do pacto.
O Paquistão é atualmente o único país muçulmano que conta com um arsenal nuclear.
